Esse blog tem como objetivo a publicação de
informações divulgadas no quadro Dica Sustentável, do Programa Barco Escola e
outras informações relacionadas ao meio ambiente.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Água: Mantenha a casa limpa – e o planeta também

A oferta de água doce no mundo é pequena e todos sabem que economizá-la é importante. Mas a água que devolvemos à natureza, depois de usá-la, também reduz essa oferta. No Brasil, 13 milhões de pessoas não têm banheiro e menos de 44% da população têm coleta de esgoto. Do que é recolhido, menos de um terço é tratado. Apenas nas 81 maiores cidades do País, são 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento despejados por dia. Essa água contaminada polui rios, lagos e mares.

 
  • Além do óleo de cozinha, não despeje inseticidas, pesticidas, tintas à base de óleo, solvente e fluidos de automóveis no esgoto doméstico. Eles devem ser adequadamente eliminados.
  • Cobre das autoridades locais o saneamento na sua região. Ele é fundamental para a saúde e até para o aprendizado. Crianças expostas ao esgoto aprendem 18% menos, em função das faltas às aulas, por ficarem doentes.
  • Use quantidades menores dos produtos de limpeza e higiene, preferindo sempre os biodegradáveis e os orgânicos, feitos a partir de substâncias naturais.
  • Prefira detergentes e sabões em pó com pouco ou nenhum fosfato na fórmula. Essa substância, responsável pela espuma, favorece a proliferação de plantas e algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio para os peixes.
  • Ao lavar a louça, retire os restos de comida de pratos e panelas e deixe-os de molho previamente na pia ou numa bacia. Só abra a torneira para enxaguar depois de ensaboar tudo. Isso ajuda a usar menos detergente.
  • Não jogue remédios ou cosméticos na pia ou no ralo. As substâncias ativas contaminam água e peixes (que serão consumidos por nós). Entregue em postos de coleta que os aceitam para serem incinerados. Quando não for possível, é melhor jogá-los no lixo do que no esgoto.
  • Prefira plantas nativas no jardim. Por serem mais bem adaptadas ao ambiente, elas exigem menos cuidados, consumindo menos água.
  • Ao limpar o quintal, a garagem ou a calçada, evite usar a mangueira como uma “vassoura hidráulica”. Além de aumentar a conta no fim do mês, é mais água tratada sendo desperdiçada. Se precisar lavar a área, varra e recolha o lixo antes.
  •  
     
FONTE: Manual de Etiqueta Sustentável - Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário